Escotismo Para Todos!

Sempre Alerta!

Esta semana recebi um email do colega Natanael Costa dando uma sugestão de pauta para blog: "Escotismo para Todos", achei muito interessante de princípio mas tinha um grande problema... eu não sabia nada sobre este tema. Porém nada melhor como a internet e alguns contatos para por a gente dentro do assunto.

Todo mundo já ouviu que o movimento escoteiro é aberto a todos os jovens idenpendente de cor, raça, credo etc. (regra 001 do POR). Pois saibam que também existe um grupo de chefes que desenvolvem atividades para jovens com necessidades especiais (físicas e mentais). Dentro dos níveis Regionais e Nacional existem núcleo de desenvolvimento do Escotismo Para Todos, modalidade que permite a inclusão e inserção destes jovens no movimento escoteiro.

E não é de hoje que isso acontece, existem relatos de jovens com necessidades participando do escotismo desde sua fundação. Sendo que o auge de trabalhos sobre este tema começou na Conferência Mundial de 1988. Desde então inúmeras delegações nacionais como Canadá, Bélgica, EUA, Austrália e Reino Unido já até desenvolveram manuais e guias dedicados a este tema.

E o Escotismo para Todos também pode ser praticado com os jovens que não possuem necessidades especiais.
Já pensou em substituir código morse e semáfora por liguagem de braile e de sinais em uma atividade com a tropa. Que tal fazer um dia inteiro de atividades com seus jovens com olhos vendados. Desta forma eles estariam aprendendo a reconhecer como se comunicar e as principais dificuldades encontradas pessoas com necessidades.

Se você quiser mais informações sobre Escotismo Para todos acesse o este texto publicado pela região de São Paulo ou então aguarde mais notícias aqui no Mural Escoteiro.

Escotismo Para Todos

Faça como o Natanael e envie sugestões de assuntos que você gostaria de ver publicados no Blog.

Sempre Alerta Para Servir!

0 comentários: